Thursday 22 March 2018

Como avaliar opções de ações em uma startup


Se você quiser ficar rico em uma inicialização, você deve fazer estas perguntas antes de aceitar o trabalho.


Polegares para cima depois que Yext anunciou uma grande rodada de financiamento de US $ 27 milhões. Mas esses funcionários provavelmente não têm idéia do que isso significa para suas opções de ações. Daniel Goodman via Business Insider Quando a primeira startup de Bryan Goldberg, a Bleacher Report, foi vendida por mais de US $ 200 milhões, os funcionários com opções de ações reagiram de duas maneiras:


"A reação de algumas pessoas foi: 'Oh meu Deus, isso é mais dinheiro do que eu jamais poderia ter imaginado'", Goldberg disse anteriormente ao Business Insider em uma entrevista sobre a venda. "Algumas pessoas ficaram tipo 'é isso ?!' Você nunca soube o que ia ser. "


Se você é um funcionário de uma startup & mdash; não um fundador ou um investidor & mdash; e sua empresa lhe dá ações, você provavelmente vai acabar com "ações ordinárias" ou opções em ações ordinárias. As ações ordinárias podem torná-lo rico se a sua empresa for pública ou for comprada a um preço por ação significativamente acima do preço de exercício de suas opções. Mas a maioria dos funcionários não percebe que os detentores de ações ordinárias só são pagos com o pote de dinheiro que sobra depois que os acionistas preferenciais assumem o corte. E, em alguns casos, os detentores de ações ordinárias podem descobrir que os acionistas preferenciais receberam condições tão boas que as ações ordinárias são praticamente inúteis, mesmo que a empresa seja vendida por mais dinheiro do que os investidores investem.


Se você fizer algumas perguntas inteligentes antes de aceitar uma oferta, e após cada rodada significativa de novos investimentos, você não precisa se surpreender com o valor - mdash; ou falta dela & mdash; de suas opções de ações quando uma startup sai.


Perguntamos a um ativo capitalista de risco da cidade de Nova York, que faz parte do conselho de várias startups e elabora periodicamente as folhas de termos, que perguntas os empregados devem fazer aos empregadores. O investidor pediu para não ser identificado, mas ficou feliz em compartilhar as informações.


Veja o que as pessoas inteligentes perguntam sobre suas opções de ações:


1. Pergunte quanto capital você está sendo oferecido em uma base totalmente diluída.


"Às vezes as empresas apenas informam o número de ações que você está adquirindo, o que é totalmente insignificante porque a empresa pode ter um bilhão de ações", disse o capitalista de risco. "Se eu disser, 'Você vai receber 10 mil ações', parece muito, mas na verdade pode ser uma quantia muito pequena."


Em vez disso, pergunte qual porcentagem da empresa essas opções de ações representam. Se você perguntar sobre isso "numa base totalmente diluída", isso significa que o empregador terá que levar em conta todas as ações que a empresa é obrigada a emitir no futuro, não apenas o estoque que já foi distribuído. Também leva em consideração todo o pool de opções. Um pool de opções é o estoque reservado para incentivar os funcionários iniciantes.


Uma maneira mais simples de fazer a mesma pergunta: "Qual porcentagem da empresa minhas ações realmente representam?"


2. Pergunte por quanto tempo o "pool de opções" da empresa vai durar e quanto mais dinheiro a empresa pode levantar, para saber se e quando a sua propriedade pode ficar diluída.


Cada vez que uma empresa emite novas ações, os acionistas atuais ficam "diluídos", o que significa que a porcentagem da empresa que eles possuem diminui. Ao longo de muitos anos, com muitos novos financiamentos, uma porcentagem de propriedade que começou grande pode ser reduzida a uma pequena participação percentual (mesmo que seu valor possa ter aumentado). Se a empresa que você está se juntando provavelmente precisará levantar muito mais dinheiro nos próximos anos, você deve assumir que sua participação será diluída consideravelmente com o tempo.


Algumas empresas também aumentam seus pools de opções em uma base ano a ano, o que também dilui os acionistas existentes. Outros reservaram uma piscina grande o suficiente para durar alguns anos. Os pools de opções podem ser criados antes ou depois de um investimento ser injetado na empresa. Fred Wilson, da Union Square Ventures, gosta de pedir fundos de opção pré-investimento (pré-investimento) que sejam grandes o suficiente para "financiar as necessidades de contratação e retenção da empresa até o próximo financiamento".


3. Em seguida, você deve descobrir quanto dinheiro a empresa levantou e em que condições.


Quando uma empresa arrecada milhões de dólares, parece muito legal. Mas isso não é dinheiro de graça, e geralmente vem com condições que podem afetar suas opções de ações.


"Se eu sou um empregado que se junta a uma empresa, o que eu quero ouvir é que você não levantou muito dinheiro e é 'diretamente preferencial [estoque]'", diz o investidor.


O tipo mais comum de investimento vem na forma de ações preferenciais, o que é bom tanto para funcionários quanto para empreendedores. Mas existem diferentes sabores de ações preferenciais. E o valor final de suas opções de ações dependerá de qual tipo sua empresa emitiu.


Aqui estão os tipos mais comuns de ações preferenciais.


Straight preferred - Em uma saída, os detentores de ações preferenciais são pagos antes que os detentores de ações ordinárias (funcionários) recebam um centavo. O dinheiro para o preferido vai diretamente para os bolsos dos capitalistas de risco. O investidor nos dá um exemplo: "Se eu investir US $ 7 milhões em sua empresa, e você vender US $ 10 milhões, os US $ 7 milhões a serem distribuídos serão para os preferenciais e o restante para as ações ordinárias. Se a startup vende para qualquer coisa preço de conversão (geralmente a avaliação pós-moeda da rodada) que significa que um acionista preferencial direto receberá qualquer porcentagem da empresa que possui. "


Preferências participantes - A preferência de participação vem com um conjunto de termos que aumentam a quantidade de dinheiro que os detentores preferenciais receberão para cada ação em um evento de liquidação. Ações preferenciais participantes colocam um dividendo sobre ações preferenciais, o que supera as ações ordinárias quando uma startup sai. Os investidores com participação preferencial recebem seu dinheiro de volta durante um evento de liquidação (assim como os detentores de ações preferenciais), além de um dividendo predeterminado.


A ação preferencial participante geralmente é oferecida quando um investidor não acredita que a empresa vale tanto quanto os fundadores acreditam ser o & mdash; assim, eles concordam em investir para desafiar a empresa a crescer o suficiente para justificar e eclipsar as condições dos detentores de ações preferenciais participantes.


A linha de fundo com a participação preferencial é que, uma vez que os detentores preferenciais tenham sido pagos, haverá menos preço de compra remanescente para os acionistas ordinários (ou seja, você).


Para usar o exemplo inicial, em vez dos US $ 7 milhões investidos voltando a eles no caso de uma venda, uma preferência de liquidação 3X prometeria aos detentores preferenciais os primeiros US $ 21 milhões de uma venda. Se a empresa fosse vendida por US $ 25 milhões, em outras palavras, os detentores preferenciais receberiam US $ 21 milhões e os detentores de ações ordinárias teriam que dividir US $ 4 milhões. Uma preferência de liquidação múltipla não é muito comum, a menos que uma startup tenha lutado e os investidores exigirem um prêmio maior pelo risco que estão assumindo.


Nosso investidor estima que 70% de todas as startups apoiadas por capital de risco têm ações preferenciais em linha reta, enquanto cerca de 30% têm alguma estrutura sobre as ações preferenciais. Os fundos de hedge, essa pessoa diz, muitas vezes gostam de oferecer grandes avaliações para ações preferenciais participantes. A menos que sejam excepcionalmente confiantes em seus negócios, os empreendedores devem tomar cuidado com promessas como: "Só quero participar preferindo e ela desaparecerá com liquidação de 3x, mas vou investir em uma avaliação de um bilhão de dólares". Nesse cenário, os investidores obviamente acreditam que a empresa não atingirá essa avaliação - mdash; caso em que eles recebem 3X de volta o seu dinheiro, e podem acabar com os detentores de ações ordinárias.


4. Quanto, se alguma, dívida a empresa tem levantado?


Tanto a dívida quanto a nota conversível são comuns em empresas que estão indo muito bem ou são extremamente problemáticas. Ambas permitem que os empreendedores adiem o preço de sua empresa até que suas empresas tenham avaliações mais altas. Aqui estão as ocorrências e definições comuns:


Dívida - Este é um empréstimo de investidores e a empresa tem que pagar de volta. "Às vezes as empresas levantam uma pequena quantidade de dívida de risco, que pode ser usada para muitos propósitos, mas o propósito mais comum é estender sua pista para que possam obter uma avaliação mais alta na próxima rodada", diz o investidor.


Nota conversível - é uma dívida projetada para converter em patrimônio líquido em uma data posterior e maior preço da ação. Se uma startup elevou tanto dívida quanto uma nota conversível, pode ser necessário que haja uma discussão entre investidores e fundadores para determinar qual é o primeiro a ser pago no caso de uma saída.


5. Se a empresa levantou um monte de dívidas, você deve perguntar como funcionam os termos de pagamento no caso de uma venda.


Se você está em uma empresa que arrecadou muito dinheiro e sabe que os termos são algo diferente de ações preferenciais em linha reta, faça esta pergunta.


Você deve perguntar exatamente qual preço de venda (ou avaliação) suas opções de ações começam a ser "in the money", tendo em mente que a dívida, as notas conversíveis e a estrutura sobre as ações preferenciais afetarão esse preço.


CONSELHO DE OPÇÃO DE AÇÕES, P. C.


Juntando-se a uma fase inicial de inicialização? Negociar seu patrimônio e salário com dicas de conselhos de opção de ações.


A advogada Mary Russell aconselha indivíduos no capital de startups, incluindo fundadores sobre seus interesses pessoais e executivos e principais colaboradores na oferta de negociação, design de remuneração e termos de aquisição. Por favor, veja esta FAQ sobre seus serviços ou entre em contato com ela no (650) 326-3412 ou no info @ stockoptioncounsel.


Originalmente publicado em 12 de fevereiro de 2014. Atualizado em 6 de abril de 2017.


"Hey baby, qual é o seu número de funcionário?" Um baixo número de funcionários em uma startup famosa é um sinal de grandes riquezas. Mas você não pode começar hoje e ser o funcionário número 1 da Square, Pinterest ou uma das outras startups mais valiosas da Terra. Em vez disso, você terá que se juntar a uma startup em estágio inicial e negociar um grande pacote de ações. Este post aborda as questões de negociação ao ingressar em uma startup pré-série A / financiada por sementes / muito em estágio inicial.


Q: Não é uma coisa certa? Eles têm financiamento!


Não. Levantar pequenas quantias de investidores em estágios de sementes ou de amigos e familiares não é o mesmo sinal de sucesso e valor que um financiamento de milhões de dólares da Série A feito por capitalistas de risco. De acordo com Josh Lerner, especialista em VC da Harvard Business School, 90% das novas empresas não passam do estágio inicial para um verdadeiro financiamento de VC e acabam fechando por causa disso. Assim, um investimento de capital em uma startup de estágio de sementes é um jogo ainda mais arriscado do que o jogo muito arriscado de um investimento de capital em uma startup financiada pelo capital de risco.


Aqui está uma ilustração da apresentação de Dustin Moskovitz, Why to Start a Startup, da Startup School da Y Combinator, sobre as chances de "fazer" uma startup que já levantou o financiamento inicial.


Quais são as chances de uma startup financiada por uma semente tornar-se um "unicórnio" (aqui, definida como tendo 6 rodadas de financiamento, em vez da definição tradicional de uma avaliação de US $ 1 bilhão).


P: Quantas ações devo obter?


Não pense em termos de número de ações ou de valorização de ações quando você entra em uma startup de estágio inicial. Pense em você como um fundador de estágio avançado e negocie uma porcentagem específica de propriedade na empresa. Você deve basear essa porcentagem na sua contribuição antecipada para o crescimento do valor da empresa.


As empresas em estágio inicial esperam aumentar drasticamente em valor entre a fundação e a Série A. Por exemplo, uma avaliação pré-monetária comum em um financiamento de capital de risco é de US $ 8 milhões. E nenhuma empresa pode se tornar uma empresa de US $ 8 milhões sem uma grande equipe. Então pense em sua contribuição dessa maneira:


P: Como as startups em estágio inicial devem calcular minha porcentagem de participação?


Você estará negociando seu patrimônio como uma porcentagem da "Capital Totalmente Diluída" da empresa. Capital Totalmente Diluído = o número de ações emitidas para os fundadores ("Estoque do Fundador") + o número de ações reservadas para funcionários ("Conjunto de Funcionários") + o número de ações emitidas ou prometidas a outros investidores ("Notas Conversíveis"). Também pode haver garantias pendentes, que também devem ser incluídas. Seu Número de Ações / Capital Totalmente Diluído = Sua Propriedade de Porcentagem.


Esteja ciente de que muitas startups em estágio inicial provavelmente ignorarão as Notas Conversíveis quando fornecerem o número do Capital Totalmente Diluído para calcular sua porcentagem de propriedade. Notas conversíveis são emitidas para investidores anjo ou semente antes de um financiamento VC completo. Os investidores na fase de formação de sementes dão à empresa um ano ou mais antes que o financiamento de capital de risco seja esperado, e a empresa "converte" as Notas Conversíveis em ações preferenciais durante o financiamento de capital de risco com desconto do preço por ação pago pela VCs.


Como as Notas Conversíveis são uma promessa de emissão de ações, você deve pedir à empresa que inclua uma estimativa para conversão de Notas Conversíveis no Capital Totalmente Diluído para ajudá-lo a estimar com mais precisão sua Propriedade Percentual.


P: 1% é a oferta padrão de ações?


1% pode fazer sentido para um funcionário se juntar depois de um financiamento da Série A, mas não cometa o erro de pensar que um funcionário em estágio inicial é o mesmo que um funcionário pós-Série A.


Primeiro, sua porcentagem de participação será significativamente diluída no financiamento da Série A. Quando a Série A VC compra aproximadamente 20% da empresa, você terá aproximadamente 20% a menos da empresa.


Em segundo lugar, existe um enorme risco de a empresa nunca conseguir um financiamento de capital de risco. De acordo com a CB Insights, cerca de 39,4% das empresas com financiamento de sementes legítimo continuam a aumentar o financiamento de follow-on. E o número é muito menor para transações de sementes nas quais VCs legítimos não estão participando.


Não se deixe enganar pelas promessas de que a empresa está "levantando dinheiro" ou "prestes a fechar um financiamento". Os fundadores são notoriamente delirantes sobre esses assuntos. Se eles não fecharem o negócio e colocarem milhões de dólares no banco, o risco é alto de que a empresa fique sem dinheiro e não seja mais capaz de pagar a você um salário. Como seu risco é maior do que um empregado pós-Série A, sua porcentagem de patrimônio também deve ser maior.


P: Há alguma coisa complicada que eu deva procurar em meus documentos de estoque?


A empresa mantém quaisquer direitos de recompra sobre minhas ações adquiridas ou quaisquer outros direitos que me impeçam de possuir o que eu adquiri?


Se a empresa responder "sim" a essa pergunta, você poderá perder seu patrimônio quando sair da empresa ou for demitido. Em outras palavras, você tem um investimento infinito, pois você realmente não possui os compartilhamentos, mesmo depois de adquiridos. Isso pode ser chamado de "direitos adquiridos de recompra de ações", "clawbacks", "restrições à não-concorrência no capital", ou mesmo "capitalismo maligno" ou "capitalismo vampírico".


A maioria dos funcionários que estarão sujeitos a isso não sabe até que estejam deixando a empresa (voluntariamente ou depois de demitidos) ou esperando para serem pagos em uma fusão que nunca os pagará. Isso significa que eles têm trabalhado para ganhar patrimônio que não tem o valor que eles acham que faz, enquanto eles poderiam estar trabalhando em outro lugar para a equidade real.


Segundo o especialista em equidade Bruce Brumberg, "Você deve ler todo o seu contrato de subvenção e entender todos os seus termos, mesmo que tenha pouca capacidade de negociar alterações. Além disso, não ignore novos contratos de subvenção, pois ser o mesmo." Quando você está trocando alguma forma de compensação em dinheiro ou fazendo algum outro investimento, como tempo para o patrimônio, faz sentido que um advogado revise os documentos antes de se comprometer com o investimento.


Q: O que é justo para o vesting? Para aceleração após mudança de controle?


O colete padrão é o vesting mensal ao longo de quatro anos com um ano de falésia. Isso significa que você ganha 1/4 das ações após um ano e 1/48 das ações a cada mês depois disso. Mas a aquisição de direitos deve fazer sentido. Se a sua função na empresa não se estender por quatro anos, negocie um cronograma de aquisição que corresponda a essa expectativa.


Ao negociar um pacote de ações antecipando uma saída valiosa, você esperaria ter a oportunidade de ganhar o valor total do pacote. No entanto, se você for rescindido antes do final do seu cronograma de aquisição, mesmo após uma aquisição valiosa, você não poderá ganhar o valor total de suas ações. Por exemplo, se toda a sua concessão valer US $ 1 milhão no momento de uma aquisição e você tiver investido apenas metade de suas ações, você terá direito a metade desse valor. O restante seria tratado, porém a empresa concorda que será tratado na negociação de aquisição. Você pode continuar a ganhar esse valor durante a próxima metade do seu cronograma de aquisição, mas não se você for rescindido após a aquisição.


Alguns funcionários negociam “aceleração por dupla ativação mediante mudança de controle”. Isso protege o direito de receber o bloco total de ações, pois as ações se tornarão imediatamente adquiridas se ambos os seguintes forem atendidos: (1º acionador) após uma aquisição que ocorre antes de o prêmio ser totalmente adquirido (2º acionador), o empregado é demitido (conforme definido no contrato de opção de compra de ações).


P: A empresa diz que decidirá o preço de exercício das minhas opções de ações. Posso negociar isso?


A empresa definirá o preço de exercício pelo valor justo de mercado ("FMV") na data em que o conselho conceder as opções a você. Esse preço não é negociável, mas, para proteger seus interesses, você deseja ter certeza de que eles concedem as opções o mais rápido possível.


Deixe a empresa saber que isso é importante para você e acompanhe-a depois de começar. Se eles atrasarem a concessão das opções até depois de um financiamento ou outro evento importante, o FMV e o preço de exercício subirão. Isso reduziria o valor de suas opções de ações pelo aumento do valor da empresa.


Startups em estágio inicial muito comumente atrasam a concessão de doações. Eles ignoram isso como devido a "largura de banda" ou outro absurdo. Mas é realmente apenas descuido em dar aos seus funcionários o que lhes foi prometido.


O momento e, portanto, o preço das concessões não importa muito se a empresa for um fracasso. Mas se a empresa tem grande sucesso nos primeiros anos, é um grande problema para os funcionários. Eu vi indivíduos presos com preços de exercício nas centenas de milhares de dólares quando lhes foram prometidos preços de exercícios nas centenas de dólares.


P: Que salário posso negociar como funcionário em estágio inicial?


Quando você entra em uma startup em estágio inicial, talvez seja necessário aceitar um salário abaixo do mercado. Mas uma startup não é uma organização sem fins lucrativos. Você deve pagar o salário do mercado assim que a empresa levantar dinheiro real. E você deve ser recompensado por qualquer perda de salário (e o risco de que você estará ganhando $ 0 de salário em poucos meses, se a empresa não arrecadar dinheiro) em um prêmio de capital significativo quando você se juntar à empresa.


Ao ingressar na empresa, você pode querer chegar a um acordo sobre sua taxa de mercado e concordar que receberá um aumento desse valor no momento do financiamento. Você também pode pedir, quando se inscrever para a empresa, conceder um bônus no momento do financiamento para compensar seu trabalho com taxas abaixo do mercado nos estágios iniciais. Isso é uma aposta, é claro, porque apenas um pequeno percentual de startups de estágio de sementes chegaria à Série A e seria capaz de pagar esse bônus.


P: Que tipo de equidade devo receber? Quais são as consequências fiscais do formulário?


[Por favor, não confie neles como orientação fiscal para sua situação particular, pois eles são baseados em muitas, muitas suposições sobre a situação fiscal de um indivíduo e a conformidade da empresa com a lei. Por exemplo, se a empresa cria incorretamente a estrutura ou os detalhes de suas doações, você pode se deparar com multas de até 70%. Ou, se houver flutuações de preço no ano de venda, seu tratamento fiscal poderá ser diferente. Ou, se a empresa fizer certas escolhas na aquisição, seu tratamento fiscal poderá ser diferente. Ou você tem a ideia de que isso é complicado.]


Estas são as formas de compensação de capital mais favorecidas em impostos para um empregado em estágio inicial, da melhor para a pior:


1. [Tie] Estoque restrito. Você compra as ações pelo valor justo de mercado na data da concessão e arquiva uma eleição 83 (b) com o IRS dentro de 30 dias. Como você possui as ações, seu período de retenção de ganhos de capital começa imediatamente. Você evita ser taxado quando recebe o estoque e evita taxas de imposto de renda ordinárias na venda de ações. Mas você corre o risco de que o estoque se torne inútil ou valha menos do que o preço que você pagou para comprá-lo.


1. [Tie] Opções de Ações Não Qualificadas (Imediatamente Early Exercised). Você exerce cedo as opções de ações imediatamente e arquiva uma eleição de 83 (b) com o IRS dentro de 30 dias. Não há spread entre o valor justo de mercado da ação e o preço de exercício das opções, portanto você evita quaisquer impostos (mesmo AMT) no exercício. Você imediatamente possui as ações (sujeito a vesting), portanto evita as alíquotas de imposto de renda ordinárias na venda de ações e seu período de detenção de ganhos de capital começa imediatamente. Mas você assume o risco de investimento de que a ação se tornará inútil ou valerá menos do que o preço que você pagou para exercê-la.


3. Opções de Ações de Incentivo ("ISOs"): Você não será tributado quando as opções forem concedidas, e você não terá renda ordinária quando exercer suas opções. No entanto, você pode ter que pagar o Imposto Mínimo Alternativo ("AMT") quando exercer suas opções sobre o spread entre o valor justo de mercado ("FMV") na data do exercício e o preço de exercício. Você também receberá tratamento de ganhos de capital ao vender o estoque, desde que você venda suas ações pelo menos (1) um ano após o exercício E (2) dois anos após a concessão das ISOs.


4. Unidades de Ações Restritas ("RSUs"). Você não é tributado no subsídio. Você não precisa pagar um preço de exercício. Mas você paga o imposto de renda ordinário e os impostos do FICA sobre o valor das ações na data de vencimento ou em uma data posterior (dependendo do plano da empresa e quando as RSUs são "liquidadas"). Você provavelmente não terá escolha entre RSUs e opções de ações (ISOs ou NQSO), a menos que seja um funcionário muito antigo ou um executivo sério e tenha o poder de conduzir a estrutura de capital da empresa. Então, se você está se juntando a um estágio inicial e está disposto a dispor de algum dinheiro para comprar ações ordinárias, solicite Ações Restritas.


5. Opção de Compra Não Qualificada (Não Exercida Antecipadamente): Você deve o imposto de renda ordinário e os impostos do FICA na data do exercício sobre o spread entre o preço de exercício e o FMV na data do exercício. Quando você vende a ação, você tem ganho ou perda de capital no spread entre o FMV na data do exercício e o preço de venda.


Dan Shapiro.


possivelmente o único blog de empreendedor.


Quanto valem as opções de inicialização?


Tipo de pagamento inicial de suga.


Este não é um segredo bem guardado. Uma grande startup com cerca de uma dúzia de pessoas normalmente pagará a seus funcionários cerca de um terço a menos que uma grande empresa. Alguns argumentarão que isso é por causa do valor da equidade que as startups lhe dão. Eu argumento que esse é o preço de fazer algo que é mais divertido, mas de valor econômico não comprovado.


Mas, independentemente do motivo pelo qual você está fazendo isso, não há dúvida de que as startups lhe dão propriedade na empresa, normalmente na forma de opções de ações. Eles argumentarão que há um tremendo valor naquelas ações, mais do que você ganha com uma grande empresa, mas elas tendem a ficar nervosas quando você pergunta a elas quanto vale * muito *. Agora não há dúvida de que 1000 opções em ações em uma startup com 1mm de ações em circulação (0,1%) tem muito mais vantagens do que 1000 opções em ações no google (0,000003%). Isso, obviamente, levanta a questão simples: quais são eles?


Vou lhe dar algumas ferramentas que você pode usar para aproveitar esse valor. Mais importante, vou lhe dar uma lista de questões-chave para atacar seus possíveis novos empregadores com isso, simultaneamente, colocá-lo em uma posição de conhecimento muito maior e fazê-los pensar que você é um negociador durão.


Note que muitas pessoas preferem que você não conheça essas coisas. Na maioria das startups, as ações valem muito menos do que você imagina (como você verá abaixo). Um dos meus blogueiros favoritos, Mark Suster, argumenta que você deve apenas supor que o patrimônio é sem valor e ser agradavelmente surpreendido se você encontrar o contrário. Esta é uma das razões pelas quais admiro Mark & ​​# 8211; Ele é tão bom em fechar os candidatos que, antes de fazê-lo, assume desafios voluntários. É como se ele estivesse trabalhando em uma conquista de xbox.


Eu? Eu quero que meus potenciais novos contratados saibam exatamente o que eles estão recebendo, não errando nem alto nem baixo. Eu não quero que eles sejam enganados com um número que é muito grande, ou há o inferno para pagar quando eles percebem que eles foram enganados. E eu não quero saco de areia, porque fechar uma locação é difícil o suficiente sem dizer às pessoas para ignorar o lado positivo da equidade. Então, isso é o que eu estou lhe dizendo: como saber se você está fazendo um bom negócio com uma startup. E o meu motivo secreto é o seguinte: eu costumo dar aos meus funcionários uma grande quantia em seu patrimônio. Isso significa que se eles forem consumidores informados, minhas empresas & # 8217; oferece uma aparência incrível em comparação com qualquer outra coisa que eles estão vendo.


Vamos começar com o básico, que é completamente enganador. Então eu vou para as coisas importantes.


O valor de um golpe de equidade é este:


Muito simplesmente, a sua percentagem de propriedade aumenta o valor da empresa. Parece bastante simples, mas está totalmente errado. Há uma pequena razão e um grande motivo. A pequena razão é que a equação acima descreve o valor das ações. Você provavelmente está recebendo opções. Uma opção vale menos que uma ação. Quanto menos dolorosamente é difícil modelar com precisão. É quase o mesmo antes de sua primeira rodada de financiamento, mas pode ser uma diferença significativa se sua empresa tiver assumido algumas rodadas subseqüentes de capital.


A grande razão é algo sobre o qual os investidores não gostam de falar, mas aqui está: a existência de investidores preferenciais, "investidor". ações desvalorizam significativamente as ações ordinárias.


Isto não é uma espécie de discurso retórico: é a economia básica. Você vê, os investidores normalmente assumem direitos quando investem que os colocam na frente & # 8221; de investidores regulares. Se eles investem um milhão de dólares e a empresa é vendida por um milhão de dólares, eles recebem o dinheiro de volta e todo mundo não recebe nada. É chamado de preferência, e Brad explicou muito melhor do que eu. Tem um impacto colossal nos retornos esperados. Eles também costumam ter algo chamado participação, o que significa que, depois de receberem o dinheiro de volta, eles continuam recebendo retornos como se não tivessem retornado. E então eles têm um conjunto de termos chamados & # 8220; disposições de proteção & # 8221; que (mais Bradness) permite explicitamente bloquear ações que sejam do melhor interesse dos acionistas da empresa, como um todo, e apoiadas pela maioria dos acionistas.


Quando o IRS permitia tais coisas, a regra geral era que as ações ordinárias valiam um décimo das ações preferenciais. E o valor & # 8220; da empresa & # 8221; número acima, é um número de estoque preferido. Yikes


Então, essa é a má notícia: as opções em ações ordinárias de uma empresa financiada por capital de risco têm um valor contábil bastante ruim.


Se você acha que a empresa vale o que a Receita Federal faz, você provavelmente aceitaria o conselho de Mark e ignoraria a equidade. Mas há outras maneiras de ver isso.


Outra maneira bastante razoável de considerar o valor das opções (ou pelo menos seu valor para você) é olhar para o que você prevê que valerá a pena. A maioria das startups que tentam vender o valor de suas opções faz isso de maneira otimista (alguns podem dizer "falsos"). Eu ouvi a frase "Nossa empresa simplesmente não aceitaria uma oferta de menos de US $ 500.000.000 & # 8221; proferida pelos recrutadores. Mas existe um caminho certo e um caminho errado.


A matemática básica para este é:


Isso significa que você pega suas ações, divide por total de ações e multiplica pelo que acha que vai vender. Claro, nada é tão simples assim. Voce tem que:


Considerar a possibilidade de que a empresa possa falhar Considere a diluição de rodadas de financiamento subseqüentes Subtraia qualquer conta de preferência para qualquer participação. Subtrair pacotes de bônus / retenção / carveout.


e um monte de outros truques que os investidores (e administradores) podem usar para manipular a curva de retorno. Isso se torna inacreditavelmente complicado, já que fatores-chave são coisas como quão bom é o seu CEO. Para tentar capturar tudo isso, eu eliminei um conjunto de heurísticas (definição: "declarações que as pessoas discutirão sobre" que você pode usar para fazer uma estimativa grosseira).


Você acredita na empresa? Realmente, realmente acredito que vai ser incrível? Sinta em suas entranhas que vai ser algo incrível? 90% das novas empresas falham, então se você não o fizer, então você deve assumir que seu estoque é inútil e parar por aqui. Além disso, você deve ir trabalhar em outro lugar, porque a vida é muito curta. Pergunte à empresa: & # 8220; Qual é o seu intervalo de saída esperado, e que comparáveis ​​você usou para chegar lá? & # 8221; (em inglês: quanto você vai vender e quem você usa como base para comparação). Se você concordar que esta empresa se parece com os comparáveis, então pegue o número baixo e divida por 2. Se eles disserem que está indo para o IPO, divida por 10 em vez disso. Isso é X. Pergunte quantas rodadas foram levantadas e quanto mais elas esperam aumentar antes de sair. Adicione-os juntos e duplique-os para obter Y. Pergunte se há uma preferência e, em caso afirmativo, o que é múltiplo. Pergunte se há participação e, em caso afirmativo, é limitado. Cubo a preferência (como em 2 x 2 x 2). Isso é Z. Se houver uma participação limitada, adicione de 1 a Z. Se não tiver limite, adicione 2. Pergunte quem está no quadro-negro. Se a maioria dos membros do conselho é empregado / fundador, não faça nada. Se for um balanço de 50/50 entre fundadores e investidores, adicione 1 a Z. Se estiver inclinado para os investidores, some 2 a Z. Agora, para o grande final:


E isso é o que eles valem. Aqui está um exemplo:


Você está oferecendo 0,1% de uma grande empresa que acredita que sairá por US $ 250 a US $ 500 milhões. Eles levantaram US $ 5 milhões e esperam levantar US $ 10 milhões a mais. Termos são 1x preferência, participação limitada. O conselho é dividido entre fundadores e investidores.


Você deve considerar suas ações como valendo 0,1% * $ 35mm = $ 35k.


Eu amo startups. Eu adoro quando as pessoas ficam ricas de startups. Eu quero que você se junte a uma startup, e eu quero que você tome conta de riquezas além de seus sonhos mais loucos. Eu quero que você exploda toda essa matemática fora da água. É tudo de qualquer jeito, & # 8230; mas é melhor do que esgrimar canhoto.


(Você pode querer se inscrever ou me seguir no Twitter para não perder novos artigos)


Como avaliar suas opções de ações de inicialização.


Você tem uma carta de oferta de uma startup no estilo do Vale do Silício. Bem feito! Ele detalha seu salário, seguro de saúde, sociedade de ginásio e benefícios de aparar barba. Também diz que você terá 100.000 opções de ações. Você não está claro se isso é bom; você nunca teve 100.000 de nada antes. Você também tem uma segunda carta de oferta de outra startup no estilo do Vale do Silício. Extremamente bem feito! Este detalha seu salário, assinatura de chá artesanal de cortesia, provisões de lavanderia e serviços de localização de parceiro sexual. Desta vez, o salário é um pouco menor, mas a carta diz que você receberá 125.000 opções de ações. Você está muito claro se isso é melhor.


Este post irá ajudá-lo a entender suas opções de ações e a variedade de maneiras pelas quais elas provavelmente são muito menos valiosas do que você poderia esperar. Por favor, lembre-se que, embora eu seja inteligente, legal, atraente, atlético, gentil, humilde e um amante gentil, eu enfaticamente não sou um advogado.


A mecânica básica de uma concessão de opção.


Muito depende se você está recebendo opções de ações ou Unidades de Ações Restritas (RSUs). As opções são muito mais comuns em pequenas empresas, mas, por vários motivos, as empresas geralmente mudam para RSUs à medida que crescem. Neste post, consideraremos apenas opções de ações.


Opções de ações não são ações. Se você recebesse o total das ações, teria que pagar o imposto imediatamente. Isso exigiria que você tivesse um grande colchão contendo muito dinheiro que você não se importaria de gastar, arriscando e provavelmente perdendo. Em vez disso, as opções de ações representam o direito de comprar ações da empresa a um preço fixo (o “preço de exercício” - veja abaixo), independentemente de seu valor de mercado. Se a empresa for vendida por US $ 10 / ação, você poderá comprar suas ações a US $ 1 / ação (ou qualquer que seja seu preço de exercício), vendê-la imediatamente e calçar a diferença. Tudo está bem.


Quando você é concedido um pedaço de opções, eles provavelmente virão com um penhasco de 1 ano, colete de 4 anos. Isso significa que a totalidade da doação será “adquirida” (ou “tornar-se sua”) por um período de 4 anos, com um quarto de vestígio após o primeiro ano de “precipício” e um adicional de quarenta e oito vestes a cada mês depois disso. Se você sair dentro do primeiro ano, antes de chegar ao precipício, você perde a concessão inteira. Se você sair antes dos 4 anos, você o faz com uma fração proporcional de suas opções. Você deve notar que, se você sair antes que a empresa seja vendida, você provavelmente terá cerca de 3 meses para comprar suas opções antes que elas desapareçam para sempre. Isso pode ser proibitivamente caro. Mais detalhes abaixo.


O valor TechCrunch de suas opções.


A maneira mais rápida de calcular o valor de suas opções é pegar o valor da empresa como determinado pelo anúncio da última rodada de financiamento da TechCrunch, dividir pelo número de ações em circulação e multiplicar pelo número de opções que você tem.


Você deveria gostar de olhar para esse número, porque as coisas desçam a partir daqui.


O desconto em ações ordinárias.


Em um mercado sem liquidez (e os mercados não são muito mais ilíquidos que os de ações de uma startup privada), “o valor da empresa” é um número muito volumoso e intangível. O grande número de TechCrunch acima mencionado é um lugar razoável para começar. Mas seria um erro confundir isso com “o valor da empresa”. Mais precisamente, ele representa “o valor por ação, de qualquer classe de ações emitida, que os VCs estavam dispostos a pagar, multiplicado pelo número de ações em circulação de todas as classes de ações”.


Como funcionário, você possui opções para comprar ações ordinárias antigas e antiquadas. Isso não lhe dá nenhum privilégio. Por outro lado, um VC quase sempre estará comprando alguma forma de ações preferenciais. Isso dá a eles vários direitos de voto que eu realmente não entendo ou que sabem valorizar, mas, crucialmente, ele também geralmente vem com algum nível de "preferência de liquidação". Se eles investem US $ 100 mil a uma preferência de liquidação de 2x (não incomum), em uma venda da empresa, eles recebem o dobro de seus US $ 100 mil de volta antes de qualquer outra pessoa receber alguma coisa. Se nada restar depois disso, você será cordialmente convidado a comer merda. A avaliação do TechCrunch é calculada presumindo que suas ações ordinárias valem tanto quanto as ações preferenciais dos VCs. Este quase nunca é o caso, mas faz alguns números grandes.


O desconto do preço de exercício.


Como já mencionado, quando você possui opções, o que você realmente possui é o direito de comprar ações a um “preço de exercício” definido. O preço de exercício é definido por um relatório de avaliação 409a que determina o “Valor justo de mercado” quando as opções são concedidas. Suponha que suas opções tenham um preço de exercício de US $ 1 / ação e, eventualmente, a empresa ofereça IPOs por US $ 10 / ação. Sua recompensa real por ação é de US $ 10 pelos quais você a vende, menos os US $ 1 que você tem que pagar para realmente comprá-la em primeiro lugar.


Isso pode não parecer tão ruim, mas, em vez disso, suponha que a empresa não chega a lugar nenhum rápido e que o talento adquirido por $ 1 / ação por ano depois de você entrar. Neste caso você sai com um belo $ 1 - $ 1 = $ 0 / ação. Isso parece acontecer muito. No caso de uma saída de um bilhão de dólares, o preço de exercício pode ser insignificante e as preferências de liquidação podem ser irrelevantes. Mas uma venda menor poderia facilmente mandar você para casa sem nada.


Uma maneira simples de considerar o desconto do preço de exercício é ajustar sua fórmula para:


((tech_crunch_valuation / num_outstanding_shares) - strike_price) * num_options_granted.


já que esse é o valor que você ganharia se pudesse vender suas ações agora mesmo no mercado secundário.


O desconto de mobilidade.


Quando você é pago em dinheiro real, esse é o fim da transação. Se você decidir sair amanhã, pode entregar seu aviso, deixar algo hediondo na mesa do seu chefe depois que todos tiverem ido para casa e nunca mais pensar nisso novamente. No entanto, as opções complicam as coisas. Você normalmente terá 3 meses a partir da data de saída para comprar suas opções adquiridas com o preço de exercício. Se você não comprá-los dentro desse prazo, você os perderá. Dependendo das especificidades da sua situação, o custo pode facilmente chegar às dezenas ou centenas de milhares de dólares, sem mencionar a carga fiscal no final do ano (veja abaixo). Isso torna muito difícil deixar uma empresa onde você investiu uma quantidade significativa de opções potencialmente valiosas. Este é obviamente um bom problema para ter, mas a perda de flexibilidade é um custo definido, e é outro motivo para diminuir sua avaliação de suas opções.


O desconto de imposto.


Nas palavras de Wall Street Journal Spiderman "com grande poder vem uma série de impostos". O estoque de investidores e fundadores tende a se qualificar para um tratamento tributário de ganhos de capital a longo prazo muito favorável. Por outro lado, quando você exerce suas opções, o spread entre o seu preço de exercício e o atual valor de mercado justo imediatamente aparece como uma grande fatia da renda ordinária extremamente tributável. Se a empresa está sendo vendida, você pode instantaneamente vender suas ações e pagar sua conta de impostos usando uma parte dos lucros. No entanto, se você se exercita enquanto a empresa ainda é privada, você ainda deve muito dinheiro ao IRS no final do ano fiscal. Você pode ter que arranjar um monte de dinheiro pronto de algum lugar, e essa conta fiscal é muitas vezes o custo majoritário do exercício antecipado. Acredita-se que este seja o motivo pelo qual tantos engenheiros de software se tornam piratas.


Naturalmente, a avaliação do TechCrunch é definida por investidores que pagam uma fração da taxa de imposto que você paga. Derrube o valor real de suas opções por outro pino ou dois.


O desconto de risco.


Digamos que tenhamos uma maneira completamente correta de explicar os fatores acima, e as opções que você achava valerem US $ 1 cada, na verdade, valem apenas US $ 0,80. Estamos longe de terminar desvalorizando-os. Como meu avô costumava dizer, “US $ 0,60 por ação na mão geralmente equivale a US $ 0,80 por ação no mercado, especialmente quando você está pouco diversificado e sua exposição é grande em comparação com seu patrimônio líquido”.


Quando um VC compra ações em sua empresa, elas também estão comprando ações de dezenas de outras empresas. Assumindo que não sejam nem um idiota nem um azar terminal, essa diversificação reduz seu risco relativo. É claro que eles também estão investindo dinheiro que não pertence a eles e sendo pagos com taxas mais carregadas, de modo que seu risco pessoal já é zero, mas isso é outra história. Como um detentor de bilhetes de loteria totalmente não-diversificado, você é extremamente vulnerável aos caprichos da variação. Se sua empresa falir, todo o seu portfólio será eliminado. A menos que você seja um viciado em adrenalina financeira, você muito, muito melhor, apenas tem algum dinheiro real que definitivamente ainda estará lá amanhã. Se você tem opções com um valor esperado mas extremamente arriscado de US $ 200.000, mas você realmente as venderia por US $ 50.000 apenas para ter alguma certeza em sua vida, elas valem apenas US $ 50.000 e você deve valorizá-las ao calcular seu total compensação. O delta entre esses dois números é o desconto do risco.


O desconto de liquidez.


Uma nota de dez dólares é extremamente líquida, o que significa que pode ser facilmente trocada por muitas coisas, incluindo, mas não se limitando a:


Um DVD de segunda mão da Wrestlemania XVII 100 rolos de papel higiênico perigosamente de baixa qualidade Muitos tipos diferentes de chapéu de novidade.


Por outro lado, opções de ações em uma empresa privada são extremamente ilíquidas e podem ser trocadas por quase exatamente nada. Você não pode usá-los para comprar um carro ou para o depósito em uma casa. Você não pode usá-los para pagar contas médicas inesperadas, e você não pode usá-los para contratar a Beyoncé para cantar no aniversário da sua avó. As commodities totalmente líquidas e facilmente negociáveis ​​“valem” seu valor de face e, no outro extremo do espectro, as commodities completamente ilíquidas “valem” zero, independentemente de seu valor nominal teórico. Suas opções estão em algum lugar no meio. A única coisa que lhes dá algum valor é a esperança de que um dia eles se tornem líquidos, através de uma venda privada ou IPO. Se o seu valor nominal total é pequeno em comparação com o seu patrimônio líquido global, então isso não é um grande negócio para você. Se não for, então esse dinheiro imaginário se tornou muito mais imaginário, e você deve tratá-lo como tal.


O Eu Saí da Apreciação.


Perversamente, o que realmente aumenta o valor de suas opções é o fato de que você pode deixar a empresa se ela morrer ou parecer que está prestes a sair. Digamos que você receba US $ 200 mil em opções, com direito a mais de quatro anos. Essa avaliação leva em conta a probabilidade de que o aplicativo do Snapchat para texugos seja retirado e a empresa decore em valor. Isso também leva à probabilidade de que um concorrente construa um produto muito melhor do que você, encurrala o mercado em fotos efêmeras de texugos e esmaga sua empresa. Agora, quando um VC troca seus US $ 200 mil em dinheiro de outras pessoas pela empresa, o dinheiro de outras pessoas desaparece. Se os tanques da empresa depois de um ano, ela não pode decidir que, na verdade, ela não queria essas ações e pedir um reembolso.


No entanto, você pode simplesmente sair. Você só pagou à empresa um ano do seu tempo e está em paz sem ter que pagar os outros 3 anos. É lamentável que suas ações agora não tenham valor, mas esse risco foi considerado na avaliação principal e em todos os softwares de amor e guerra e texugo. Sua desvantagem é mitigada de forma que os VCs não são.


Considere um arranjo alternativo. Você assina um contrato dizendo que vai trabalhar por 4 anos em troca de US $ 200.000 em opções, e mesmo que a empresa morra nos primeiros 6 meses, você continuará trabalhando em novos projetos, agora essencialmente de graça, até esses 4 anos estão de pé. Neste caso, podemos dizer intuitivamente que a concessão da opção tem um valor esperado de exatamente $ 200k. Uma vez que a maneira como as suas opções realmente funcionam é claramente muito melhor do que isso, sua opção de concessão deve valer mais.


Uma maneira alternativa de pensar sobre isso é que parte do que sua doação realmente oferece a você é um trabalho agora, onde cada dia você recebe 100 opções que valem (digamos) $ 1 cada. Mas também lhe dá direito a um emprego em 3 anos, onde todos os dias você recebe as mesmas 100 opções de antes, as quais, após a inevitável superex - ximação do valor da empresa, valem muito mais. Este direito é potencialmente extremamente valioso.


Quanto maior a variação de curto prazo da sua empresa, maior será a Apreciação da Quit. Se você puder ver rapidamente se será um flop enorme ou total, você pode rapidamente decidir se quer continuar e tentar novamente em algum outro lugar, ou ficar e continuar a comprar suas opções agora muito mais valiosas. Por outro lado, se você tiver que ficar por um longo tempo até que o provável destino da empresa se torne aparente, você corre o risco de ser o orgulhoso proprietário de centenas de milhares de ações em um buraco fumegante no solo.


O que você deveria fazer.


Quando você recebe sua oferta, você deve se certificar de que você também entende:


O cronograma de aquisição de suas opções Seu provável preço de exercício (isso não será definido até o primeiro dia de trabalho) O número total de ações em circulação O valor TechCrunch da empresa em sua mais recente rodada de financiamento.


Você pode então trabalhar com o valor TechCrunch de suas opções e considerar os 5 descontos e 1 valorização:


O desconto em ações ordinárias.


A avaliação do TechCrunch assume todas as ações preferenciais, mas você tem apenas ações ordinárias.


Significativo se: a empresa tem ou provavelmente terá muito dinheiro VC, em relação à sua avaliação atual.


Menos significativo se: a empresa é e é provável que permaneça na maior parte bootstrapped.


O desconto do preço de exercício.


Você precisa comprar suas ações antes de vendê-las.


Significativa se: a empresa está relativamente atrasada.


Menos significativo se: a empresa é muito jovem.


O desconto de mobilidade.


Deixar esse trabalho será muito caro se você não quiser perder todas as suas opções.


Significativo se: você não tem pilhas de dinheiro extra que gostaria de gastar na compra de suas opções anos antes de poder vendê-las.


Menos significativo se: você faz.


O desconto de imposto.


Você paga uma taxa muito mais alta do que os investidores.


Significativo se: os impostos são sempre significativos.


Menos significativo: você tem o dinheiro, coragem e capacidade de se exercitar cedo, enquanto o spread entre o preço de exercício e o FMV é baixo.


O desconto de risco.


Suas opções podem acabar valendo nada.


Significativo se: você é avesso ao risco ou a empresa ainda é muito jovem e incerta.


Menos significativo se: você está confortável com risco muito alto, ou a empresa está estabelecida e a única questão real é quando e quanto vai fazer o IPO.


O desconto de liquidez.


Você não pode pagar seu aluguel com opções.


Significativo se: você gostaria idealmente de gastar o valor teórico de suas opções no futuro imediato.


Menos significativo se: você já tem todo o dinheiro que você poderia precisar agora.


O Eu Saí da Apreciação.


Se as coisas correrem mal, você pode simplesmente sair.


Significativo se: a empresa provavelmente irá quebrar ou ficar muito mais valiosa no futuro próximo.


Menos significativo se: levará muitos anos para ver se a empresa terá sucesso ou fracassará.


Não existe o direito de comprar um almoço grátis por um preço fixo, e ouvi pessoas inteligentes sugerirem que as pessoas devem valorizar as opções com apenas 20% da avaliação do TechCrunch. Isso parece um pouco ruim para mim, mas eu não acho que está muito longe. As opções são apenas mais um tipo de ativo financeiro e são ótimas para ter, contanto que você as valorize corretamente. No entanto, as empresas são incentivadas a ajudá-lo a supervalorizá-las descontroladamente e, portanto, você deve pensar muito antes de aceitar qualquer corte salarial que seja justificado pelas opções.


Obrigado a Carrie Bentley por ler rascunhos disso.


Leitura adicional:


Receba novos ensaios enviados para você.


Publico novos trabalhos sobre programação, segurança e alguns outros tópicos várias vezes por mês.


John Greathouse.


Conselho de inicialização prático.


John é sócio da Rincon Venture Partners, uma empresa de capital de risco que investe em negócios on-line de estágio inicial.


O que diabos são minhas opções de estoque de inicialização? Sete perguntas que você deve fazer antes de se juntar a uma inicialização.


Uau. Você acabou de receber uma oferta de trabalho de uma startup que inclui 50.000 opções de ações. Isso é maravilhoso ... ou é?


Revisei e aprovei centenas de Cartas de Oferta de Emprego em minhas várias startups, todas com subsídios para opções de ações. O número de funcionários esperançosamente inteligentes que nunca fazem perguntas relevantes sobre suas opções de ações foi francamente chocante. Ao obter respostas para as sete perguntas descritas abaixo, você poderá fazer uma estimativa razoável de quais opções podem valer a pena.


Lamento desapontar a multidão do MBA, mas estimar o valor de suas opções de ações iniciais não é algo que você possa fazer usando o modelo de precificação de opções Black-Sholes ou outras abordagens centradas em Wall Street. Em contraste, estimar o valor final potencial de suas opções de startup exige que você entenda intimamente o modelo de negócios da empresa, a mentalidade da equipe principal e as demonstrações financeiras pro forma de cinco anos da empresa. Entender essas questões ajudará você a tomar uma decisão informada sobre a viabilidade de sua próxima empresa e deve ser realizada sem quaisquer preocupações que você possa ter sobre o valor de suas opções.


Para avaliar corretamente o valor final de suas opções de ações, você deve obter os dados necessários para resolver as quatro equações a seguir. À primeira vista, essas equações podem parecer complicadas; a matemática é realmente muito simples. Para minimizar a confusão potencial, as variáveis ​​usadas em várias equações são codificadas por cores.


Essas fórmulas representam a mesma abordagem para determinar o valor final de uma empresa que é usado por capitalistas de risco. Investidores sofisticados iniciam sua análise no “final” da transação (a saída da empresa) e, em seguida, trabalham de trás para frente para determinar quanto dinheiro investir e qual avaliação, a fim de alcançar o retorno financeiro desejado. Você está investindo seu tempo e trabalho duro e uma parte do retorno do seu investimento é o que você obterá com suas opções. Como tal, aja como um investidor sofisticado e estime o valor de suas opções usando essa abordagem inversa.


Faça as seguintes perguntas de maneira polida e persistente até obter todas as informações necessárias para fazer estimativas educadas para cada uma das variáveis ​​nas fórmulas acima.


O tamanho da sua concessão de opção inicial deve ser articulado em sua Carta de Oferta, bem como em um Contrato de Opção de Compra separado. Na maioria dos casos, suas ações serão adquiridas ao longo de um período de quatro anos, com um período de um ano. De acordo com esse acordo, se você deixar sua empresa nos primeiros doze meses, por qualquer motivo, não investirá ações. Depois de ter completado o seu primeiro aniversário de emprego, a aquisição geralmente ocorre mensalmente. Quaisquer termos de aquisição que não estejam em conformidade com esses padrões devem ser contestados. Qual é a capitalização total da empresa?


Certifique-se de que esta resposta inclua todos os compartilhamentos, opções e garantias, ambos concedidos e não aprovados. Para ajudar o CFO a entender sua solicitação, indique que você está buscando uma visão "totalmente diluída" da capitalização da empresa. Além disso, certifique-se de que todas as opções “autorizadas” estão incluídas, o que garantirá que o valor da capitalização inclua opções concedidas e não-licenciadas. Quantas opções adicionais serão autorizadas?


Conforme observado na pergunta anterior, as opções autorizadas incluem aquelas que são concedidas, bem como aquelas que ainda não foram concedidas. Para estimar a extensão da diluição futura que você sofrerá, você deve estimar o número de opções adicionais que serão autorizadas e adicionadas ao pool de opções. O tamanho do pool de opções de uma startup varia, dependendo de sua maturação. No entanto, o tamanho do pool, como porcentagem do total de capitalização de uma empresa, é geralmente entre 15% e 20%. Se um pool de opções estiver significativamente abaixo desse intervalo, pode ser uma indicação de qualquer um deles; (i) uma empresa que é mesquinha com suas opções, ou (ii) diluição futura significativa pode ocorrer, uma vez que o pool de opções seja aumentado para acomodar concessões de opções futuras.


É muito comum que as empresas aumentem seu pool de opções ao longo do tempo e uma empresa bem administrada administrará um orçamento de capital como um meio de estimar suas concessões de opções futuras. Como tal, é muito razoável perguntar quantas opções adicionais estão previstas para serem autorizadas antes da saída de uma empresa. Quantas ações adicionais serão emitidas para os investidores?


Como é o caso com o número de opções futuras a serem adicionadas ao pool de opções, uma empresa bem gerenciada terá uma idéia do montante de capital de investimento que pretende aceitar no futuro, juntamente com uma estimativa da avaliação (s ) em que tais investimentos serão realizados.


Os requisitos de capital futuros são baseados em uma variedade de fatores incognoscíveis. No entanto, é imperativo entender os pressupostos subjacentes da empresa em relação às suas futuras necessidades de capital. Uma resposta de “Não temos ideia” é indicativa de uma empresa que: (i) é mal administrada ou (ii) não respeita seus futuros funcionários o suficiente para fornecer uma resposta cuidadosa. Não se contente com uma falta de resposta a esta questão importante. Quantas opções serão concedidas no futuro?


Claramente, o número de opções adicionais que você pode receber dependerá do seu mandato final e do grau em que você agrega valor à empresa. Muitas empresas fornecem seus funcionários com opções de pequenas concessões anualmente, geralmente em conjunto com o final do ano ou com a data de contratação do aniversário do funcionário. Se o seu possível empregador indicar que é improvável que você receba opções futuras, essa é uma consideração importante ao decidir aderir a uma empresa em particular. Qual é a melhor estimativa da gerência sobre a avaliação da empresa em uma saída?


Se você puder prever com precisão essa variável, deve abrir mão do seu sustento e pegar o primeiro voo para Vegas. Não deixe de jogar na loteria no caminho para o aeroporto também. Para todos os outros, essa variável é um palpite.


Mesmo assim, seu possível empregador deve ser capaz de fornecer uma faixa de avaliação em que uma possível saída seria aceitável para a equipe principal. Uma maneira de verificar um potencial valor de saída é ver as empresas comparáveis ​​que recentemente saíram.


Além da avaliação de saída potencial da empresa, os investidores sofisticados também tentam estimar o período de tempo para uma saída. Essa variável é menos significativa para um funcionário, já que você geralmente deve permanecer com sua empresa pelo menos quatro anos para aplicar integralmente sua concessão de opção inicial. No entanto, você deve ter um conhecimento básico da linha do tempo do Core Team para uma saída.


Se você sair da sua startup antes que suas ações sejam livremente negociáveis, você terá um período de tempo limitado, geralmente de 90 dias, no qual você deve exercer suas opções adquiridas. Depois de exercer suas opções, você compartilha o mesmo risco que qualquer outro investidor. Se a empresa fracassar de imediato ou nunca conseguir uma saída, você pode possuir ações que são efetivamente inúteis. Como tal, o seu tempo de espera esperado e a provável linha de tempo para a saída da empresa devem estar aproximadamente em sincronia para que você evite ter que exercer suas opções antes que elas sejam livremente negociáveis.


Pedir feedback sobre a possível avaliação e prazo de saída da adVenture fornecerá mais clareza quanto à possibilidade de a empresa ser realmente um “negócio de estilo de vida”. Conforme descrito em Pressão, os negócios de estilo de vida são aqueles em que não há saída lógica . Eles costumam ser bastante lucrativos para os Fundadores, mas geralmente não oferecem um potencial significativo para a maioria da equipe de startups. Se você está obtendo opções em um negócio de estilo de vida, suas opções provavelmente não têm valor significativo. Qual é o preço de exercício das minhas opções iniciais?


Isso também deve aparecer na sua Carta de Oferta e no Contrato de Opção de Compra de Ações. Não fique satisfeito com uma resposta como "O preço de exercício será definido pelo Conselho de Administração, com base no Valor Justo de Mercado da Empresa". Assegure-se de que seu preço de exercício seja definido por escrito antes de você aceitar a posição, mesmo que seja está sujeito à aprovação subseqüente da Diretoria.


Você pode estimar o preço de exercício associado a quaisquer opções subsequentes, com base na resposta recebida à pergunta quatro.


Tive a sorte de trabalhar com grandes equipes que conseguiram criar valor suficiente para que nossas opções valessem uma quantia significativa de dinheiro. No entanto, a realidade é que as opções de muitas startups nunca valem nada. Como tal, considere qualquer compensação derivada de suas opções como um inesperado inesperado. Trabalhar com pessoas gentis, motivadas e inteligentes, das quais você aprenderá muito, é uma consideração mais importante do que o tamanho da sua concessão de opções.


Da próxima vez que receber uma opção de subsídio, não diga simplesmente “Uau”. Em vez disso, pergunte educadamente às perguntas do seu futuro empregador, que lhe permitirão determinar em que medida as opções podem valer a pena. As perguntas descritas neste artigo ajudarão você a entender melhor as perspectivas de sucesso de uma empresa de publicidade, que permitirão que você faça uma estimativa baseada na realidade do valor potencial de suas opções. Com uma compreensão fundamentada do potencial de uma startup, você pode negociar uma concessão de opção de ações que seja digna de um "Wow".


Copyright © 2007-9 por J. Meredith Publishing. Todos os direitos reservados.


John Greathouse é sócio da Rincon Venture Partners, uma empresa de capital de risco que investe em negócios de estágio inicial na Web. Anteriormente, John foi um dos fundadores da RevUpNet, uma agência de marketing on-line baseada em desempenho, vendida para a Coull. Durante os vinte anos anteriores, ele ocupou cargos executivos seniores em várias startups de sucesso, liderando transações que geraram mais de US $ 350 milhões em valor para os acionistas, incluindo uma oferta pública inicial e uma aquisição de vários milhões de dólares.


John é um CPA e possui um M. B.A da Wharton School. Ele é membro da Faculdade da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, onde leciona diversos cursos de empreendedorismo.


Nota: Todo o meu conselho neste blog é o de um leigo. Eu não sou advogada e nunca toquei na televisão. Você deve sempre avaliar a veracidade de qualquer conselho de terceiros que possa ter implicações de longo alcance (seja legal, contábil, pessoal, tributária ou outra) com seu profissional de confiança de sua escolha.


Valorização de opções de ações para funcionários de inicialização.


Eu regularmente ouço as pessoas ficando animadas por terem recebido opções de ações em suas empresas, mas não tendo nenhuma ideia de qual é o valor dessas opções. Como CEO de startups, queria escrever um guia rápido para nossos funcionários atuais e futuros sobre como funcionam as opções de ações e fornecer algumas regras práticas sobre como atribuir um valor financeiro a suas concessões de opções.


[Isenção de responsabilidade: não sou advogado e os planos de opções de ações podem ter pequenas diferenças que resultam em grandes mudanças de valor. Eu assumi opções de ações "baunilha" aqui, mas você deve ler a documentação de suas opções para entender como sua situação pode ser diferente. Além disso, isso pressupõe opções em um tipo de empresa apoiada por capital de risco; opções em empresas de capital aberto são uma besta totalmente diferente.]


Salário + Equidade.


Se você já foi oferecido um emprego em uma startup, você pode ter ouvido o gerente de contratação dizer algo como "Não podemos igualar o salário de uma grande empresa, mas vamos dar-lhe X mil opções de ações, então você tem grande vantagem! ”. Opções em uma empresa iniciante fazem um ótimo trabalho de alinhamento de incentivos a investidores, gerentes e funcionários. Eles também podem retornar somas de dinheiro que mudam a vida dos funcionários quando as coisas correm bem. No entanto, as pessoas freqüentemente supervalorizam suas opções de ações, levando à decepção quando (e se) sua empresa é adquirida ou se torna pública.


O que é uma opção?


Uma opção de compra de ações lhe dá a capacidade de comprar ações de uma empresa a um preço pré-definido (o "preço de exercício"). Se o seu plano de opções permite comprar ações a US $ 0,10 por ação, e a empresa vende por US $ 1,00 por ação, você obtém um lucro de US $ 0,90 por ação. Agradável!


Erro # 1: Não saber sua porcentagem de propriedade.


Um funcionário pode saber que tem opções para comprar 10 mil ações a US $ 0,10. Mas as empresas de capital fechado realmente não têm um preço de ação anunciado, portanto, saber o quanto suas ações valerão é complicado. Você precisa saber o número de ações que você tem opções para comprar, bem como o número total de ações que foram emitidas para a empresa. Muitas empresas privadas não informam o número total de ações que foram emitidas. Se uma empresa fizer isso, suponha que suas opções não valem nada. Você não tem como avaliar o valor das ações sem essa informação. Na MedCrypt, temos cerca de 5,3 milhões de ações em circulação. Assim, um empregado com opções para 10.000 ações poderia deter aproximadamente 0,19% da empresa.


Para encontrar sua porcentagem de propriedade, divida seu número de ações pelo total de ações em circulação. Aqui está uma tabela mostrando a porcentagem de propriedade relativa de um empregado com 10.000 opções em alguns cenários diferentes.


Erro # 2: usar a avaliação de uma empresa do seu VC.


As pessoas ouvirão que um Venture Capitalist (VC) avaliou sua empresa em US $ 1 bilhão e simplesmente multiplicou sua porcentagem de propriedade por US $ 1 bilhão. Isso pode levar a uma grande decepção.


Quando VCs investem em empresas, quase sempre recebem “ações preferenciais”, que vêm com alguns recursos extras. Um desses recursos é uma “preferência de liquidação”. Isso significa que, se a empresa for adquirida, cada acionista preferencial recebe seu investimento inicial antes que qualquer outro acionista receba um dólar.


Vejamos alguém que tenha opções para 10.000 ações, em uma empresa que acabou de ser adquirida por US $ 100 milhões. Eles podem achar que suas opções valem US $ 100 mil.


Se essa empresa levantou US $ 50 milhões em financiamento de capital de risco, restam apenas US $ 50 milhões após a preferência de liquidação para se dividir entre os acionistas. Portanto, as 10.000 opções deste funcionário valem, na verdade, US $ 50 mil.


É ainda pior se essa empresa tiver levantado US $ 70 milhões.


Uma equação para avaliar suas opções de ações.


Seu Dinheiro = (Suas Ações / Total de Ações) * (Valor de Saída - Dinheiro Arrecadado)


Aqui está uma tabela mostrando o valor das opções para um empregado com 0,1% de participação em uma empresa, com várias preferências de liquidação e valores de saída diferentes.


Não é uma coincidência que todo o canto inferior esquerdo do gráfico mostre $ 0. Se uma empresa não vende por mais dinheiro do que arrecadou dos investidores, as ações ordinárias são basicamente inúteis.


Outras considerações.


As opções de empregados quase sempre têm algum período de vesting. Isso significa que você realmente tem que trabalhar para a empresa por algum período de tempo para ganhar as opções. Um período de aquisição comum é de 3 anos para os funcionários.


E se a empresa vender antes que suas opções sejam adquiridas? A menos que a sua empresa ofereça “aquisição acelerada”, você está sem sorte.


Exercitando Suas Opções.


Para que suas “opções” se tornem “compartilhamentos”, você precisa “exercitar” suas opções. Isso significa que você precisa escrever um cheque. Se você tiver 10.000 opções e o preço de exercício for de US $ 0,10, você receberá um cheque de US $ 1.000,00 para sua empresa a fim de obter essas ações.


Se você decidir deixar a empresa, normalmente só tem 90 dias para exercer suas opções. Isso significa que você vai desistir e escrever ao seu chefe um grande cheque gordo ao sair pela porta. Muitos funcionários não exercitam suas opções ao deixar a empresa, o que significa que essas opções valem, em essência, US $ 0 para o funcionário. (Tanto para compensar um salário menor!)


Quando posso vender minhas ações?


Em uma empresa no estilo VC, você só pode realmente vender suas ações se 1) a empresa for adquirida, ou 2) se a empresa “for pública” (também conhecida como IPOs). A probabilidade de qualquer uma dessas coisas acontecer é muito inferior a 100%. Novamente, se a empresa nunca vender ou IPOs, suas opções provavelmente valem $ 0.


Conclusão.


Eu sou um grande fã de funcionários que têm participação em suas empresas, e as opções de ações são a maneira mais comum de fazer isso. Mas não pense apenas que 10.000 opções devem compensar um corte salarial de US $ 10 mil. Há muitas informações que você precisa saber para avaliar suas opções.

No comments:

Post a Comment